Atualizações por RSS e Email

30 de junho de 2010

Óculos coloridos e diferenciados


Foi caminhando pela Broadway Street, em downtown LA, num trecho da Fashion District*, que encontrei esta vitrine com  óculos difereciados e temáticos.

*www.fashiondistrict.org

Lifestyle Californios ...




El Pueblo, é um bairro localizado em downtown, localização geográrfica importantíssima na história e no desenvolvimento da cidade de Los Angeles.
A casa onde registrei estas imagens, é a primeira casa de família nobre mexicana que se tem notícia por estas terras - a família Olvera.
A casa fica entre a 1th Street e a Olvera Street.

A curadoria do museu, se preocupou em construir na memória do visitante, os custumes vivenciados pela família, conservando sua arquitetura em adobe, demonstrando seus pertences cotidianos e sua indumentária, além de, reproduzir o espaço doméstico.

Entretanto, o que me chamou muita atenção foi o trecho da descrição do período literário ... Em idos de 1846 "
"This is period in California history was later portrayed by novelists and romantics as "Arcadian" and "Pastoral" and has often been referred to as the "Days of the Dons". Helen Hunt Jackson was probably the most famous of the romantics. Her novel Ramona, though idealistic in its representations of this periodic, awakened early conservationists to the importance of preserving the culture, traditions, and lifestyle of the Californios."
Após lê-la e observar a indumentária exposta no painel, foi possível perceber o estilo de vida daquelas pessoas.

http://www.inetours.com/Los_Angeles/Pages/El_Pueblo.html

29 de junho de 2010

Futuro tecidos ou tecidos do futuro?

Os tecidos vem ganhando novas formas de relacionamento com o corpo, e tem sido pesquisado não somente pela àrea têxtil, de moda, ou para os novos materiais do design. Mas também, em campos de pesquisa que buscam a interface entre ciência e design.
De modo geral, tenho pesquisado os tecidos como linguagem, observando como os tecidos tecnológicos podem criar um novo perfil consumidor ...
Assim sendo, encontrei o Textile Futures Research Group, que tem por objetivo direcionar as pesquisas neste contexto...
Pois suas diretrizes estão na exploração de um conceito de sustentabilidade, expansão do produto têxtil e suas aplicações, observando se há impacto ou redefinições da cultura e as normas estéticas.
Deixo a dica por aqui: www.tfrg.org.uk

25 de junho de 2010

Cópia ... C&A pagará por reprodução integral de uma peça não desenvolvida pela loja


Um tema que sempre é debatido em relação à produção da moda, são as cópias que podem ser feitas de um design específico, ou seja, peças que chegam ao grande mercado, muitas vezes podem ter sido copiadas de uma marca mais sofisticada, e que não daria acesso aos consumidores em larga escala.
Neste caso da C&A o processo é inverso um jovem designer, foi copiado pela indústria.
Ele receberá uma indenização por danos morais. Segundo os autos do processo, a rede de lojas de departamentos copiou e vendeu a preços mais baixos seis modelos de bolsas criados pelo artista.

Referências
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2250346/c-a-e-condenada-a-indenizar-designer-por-copiar-modelos-de-bolsas/relacionadas/todas
http://veredictum.adv.br/blog/2010/06/24/ca-e-condenada-por-copiar-bolsas-do-designer-gilson-martins/
Foto retirada da http://colunistas.ig.com.br/leisenegocios/2010/06/24/ca-e-condenada-a-pagar-indenizacao-por-copiar-bolsas/

21 de junho de 2010

Black Gold

Originalmente publicado na minha coluna em Roteiro da Moda.

Um pouco mais sobre os uniformes da Seleção Brasileira ...

Agora ele é todo preto, com os símblos da CBF, e as estrelas do pentacampeonato mundial em dourado. E no lado direito, já na altura do peito, está o nome do jogador.
A inspiração da composição do novo uniforme veio das fardas militares. Sendo então, batizado de “Tropa de elite”, segundo Mário Andrada, diretor de comunicação da Nike, na América Latina.
Segundo a Nike, era preciso criar algo diferenciado, para o melhor futebol do mundo. E assim, o fizeram: uma linha de agasalhos elegante para suas viagens, o modelo foi chamado de “Black Gold”, só a seleção brasileira possui tal exclusidade, porque as demais seleções patrocinadas pela Nike, que participam da Copa, não possuem nada parecido.
E sem esquecer da pergunta da semana passada … E a roupa do técnico, viram? Ele usou Alexandre Herchcovith.

18 de junho de 2010

Anthropologie Store


Talvez, nem preciso dizer porque o nome desta loja me chamou atenção!!! rsrsrs.
Uma marca chamada Anthropologie, talvez chame à atenção de muitos pesquisadores em ciências sociais ou em antropologia.
Realmente foi uma surpresa. Olhei e pensei: Uau! uma marca que tem este nome. Curioso...
Logo fui olhar a vitrine mais pertinho para ver qual era a linha das roupas. Questionando: será que é algo relacionado a algum ambiente étnico específico?
Nada disso! Hipóteses refutadas.
Era somente uma loja de roupas femininas!

17 de junho de 2010

Tecnologia em tecidos






1

Apresentado no Met Ball 2010, em Nova Iorque, o tecido chiffon de seda com mais de 3000 leds; Brilhantes alteravam suas cores de azul para rosa, amarelo para verde.
Criado pela CuteCircuit*, empresa com sede em Londres.

Para saber mais: http://www.businessoffashion.com/2010/05/the-rise-of-smart-fashion.html
Foto
1- fonte The Busieness of Fashion, públicação do dia 15.05.2010
*http://www.cutecircuit.com/
www.telegraph.co.uk/fashion/fashionnews/7710379/Is-wearable-technology-the-future-of-fashion.html

9 de junho de 2010

Aberta a temporada de arte futebolísitca

Originalmente publicado no minha coluna lá no Roteiro da Moda.

****** A copa do mundo é nossa!

A Copa do Mundo inicia seus jogos na próxima sexta-feira, dia 11 de junho.
Logo na abertura da temporada, ficamos curiosos para ver os primeiros desfiles de estética masculina, seus passes, e tudo aquilo que a arte futebolística pode nos proporcionar, além de toda movimentação mundial pelos times, seus horários, formação da torcida, ou objetos da sorte.
Queremos fazer as primeiras avaliações, pode ser a do jogador mais bonito, que depois será lembrado. Ou ver os uniformes das seleções ou as roupas dos técnicos.
Quem se lembra do técnico Dunga, que no primeiro jogo como treinador da seleção brasileira apareceu com uma roupa, que foi considerada pelos torcedores completamente inadequada para o evento? Os critícos de futebol fizeram chacotas e tudo mais.
… é, agora o futebol, também se preocupa com a aparência!…
Então, perguntamos: Com que roupa devem os jogadores e seu técnico ir à partida de futebol?
Para os jogadores já sabemos, afinal, eles usam uniforme; que tem por sigfinicado traje comum a uma categoria. É historicamente algo que diferencia os times, pois cada um tem sua cor, seu mascote, aquilo que denotará diferenças e simpatias ao torcedor.
E às vezes, a torcida não gosta da disposição dos logos do patrocinadores ou da distribuição de suas cores.
O uniforme da Copa de 2010 é inspirado no uniforme da seleção de 1958, quando o Brasil ganhou seu primeiro mundial.
Em 58 os jogadores receberam uma lista de coisas que eles não poderiam fazer, dentre elas, fumar enquanto vestiam uniforme oficial. Curioso!
Agora, conferimos o uniforme dos jogadores da seleção brasileira de futebol para a Copa 2010.

A composição camiseta azul, calção branco e meias azuis é o uniforme de visitante.
A composição camiseta amarela com detalhes verdes, calção azul e meias brancas é o uniforme principal.

Na parte interna da camiseta amarela, próxima a gola tem a seguinte frase: “Nascido para jogar futebol”.
Além dos uniformes dos jogadores há também o do goleiro, em preto com detalhes cinzas ou verde com detalhes pretos.

E as roupas dos técnicos? É sempre uma expectativa.

3 de junho de 2010

Levi's ou C. Levi-Strauss ?


Durante a faculdade de ciências sociais, ouvia piadas como: será que o dono da Levi's Strauss, do 'the blue jeans', é o Levi Strauss, o antropólogo?
Certa vez, quando estava pra lançar a minha coleção de acessórios feitos em materiais tecnológicos, conversei com um arquiteto e contei um pouco da minha trajetória. Ele tentou traçar uma comparação do meu feito à do Levi Strauss antropólogo, francês. Segundo o arquiteto, Levi Strauss, havia desenhando as calças que auxiliaria na produção de minerio. Nascendo então à marca Levi's Strauss.
Guardei a informação, já que nunca tinha ouvido tal anedota. Bom, estes dias pesquisando sobre história de algumas marcas, fui conferir a da "Levi's".
Percebam a confusão!

Foi então, que encontrei a história da Levi's store. Marca familiar, sociedade entre irmãos, com vendas iniciadas no final do século XVIII. A Levi's, da calça 501, concebeu uma peça para garimpeiros, feita de lona de barraca, costurada com rebites de cobre. Isso aconteceu durante a fase da exploração do ouro, aqui na California, no idos de 1860. Entretanto, os materiais que compunham esta nova peça foram considerados quente demais. Afinal, aqui o clima é desértico. Anos depois, para resolução do problema, nasceu em 1890, a calça jeans!
Mas e aí? Qual relação entre a Levi's 501, com o C. Levis Strauss, antropólogo? Nenhuma!
O Claude Levi Strauss (1902- 2009), antropologo francês, professor honorário de Collège de France, e membro da Academia Francesa. Nem estava nascido quando isso aconteceu.
Bom, os ruídos de uma história, acabou compondo uma lenda!
O engraçado é que os nomes são homônimos, e as contribuições socias que forneceram, são completamente diferentes.
Referência
www.academie-francaise.fr
www.ideafinder.com
http://inventors.about.com/od/sstartinventors/a/Levi_Strauss.htm
www.levistrauss.com
Fotos
www.levistrauss.com
www.oggiscienza.wordpress.com

2 de junho de 2010

Distinção no contexto da Moda

A partir de hoje, passo a escrever textos e análises na revista on-line Roteiro da Moda, confira o texto de abertura: 'Distinção no contexto da Moda'. Originalmente publicado em http://roteirodamoda.com/beta/?p=5792
A moda é feita por objetos de distinção, ou seja, vestidos, saias, camisas, camisetas, calças ou acessórios como sapatos, bolsas, colares entre outros. Sua organização é influenciada por nossos valores culturais. E nós portamos roupas cotidianamente, fazendo com que diversos objetos de distinção social, estejam em nossos corpos.
Por exemplo, uma bolsa, será notada por sua cor, seu formato e/ou textura. O corte de uma camisa, será avaliado desde o tecido escolhido, ao botão. O cabelo também. Hoje em dia até os esmaltes auxiliam na classificação. Pense nas pessoas que usam francesinha, cores claras ou pink com preto! O look, como um todo, será composto por detalhes que nos diferencia e distancia deste ou daquele indivíduo, ou nos aproxima.
Assim, os detalhes das vestimentas auxiliam bastante na construção diferenciada de estilos e de seus grupos, os quais possibilitam classificar e categorizar ‘cada um com seu cada qual’.
Notando que distinção é tudo aquilo que se pode ser avaliado e conferido como diferente (do) e (no) outro.
Temos que ter a consciência que a roupa, seja na sua qualidade, na composição ou no estilo, deve ser observada como objeto de classificação social, que resulta em avaliações e posicionamentos em diferentes espaços.
Deste modo, análises sociais, antropológicas, economicas e políticas cabem e devem ser feitas ao ambiente de moda. Pois, por meio deste olhares, é tangível acessar possíveis questões de como os grupos se organizam.
Como exemplo temos a coleção Outono/Inverno 2010, de Alexandre Macqueen, exposta em sua loja aqui em Los Angeles. Ela atrae gostos e estilos bem diferenciados.

Acesse Alexander Mcqueen
8379 Melrose Avenue, Los Angeles(323) 782-4983