Atualizações por RSS e Email

25 de agosto de 2010

Convite à leitura. Tempo e Tradição: Interpretando a antropologia.

O autor Roberto Cardoso de Oliveira, apresenta no texto - Tempo e Tradição: Interpretando a antropologia, as matrizes do pensamento antropológico, evidenciando as escolas de pensamento e seus paradigmas, e como as mesmas auxiliaram na construção da disciplina.
Para tal exercício pergunta-se: Qual é o SER da antropologia?

Esta indicação de leitura pode ser grande fonte de conhecimento, tanto aos pesquisadores em ciência sociais, como para àreas correlatas aos estudos da sociedade.
Digo isso, pelo fato de perceber que a antropologia, junto ao seu método que hoje se populariza - a etnografia, são utilizadas em diversos campos profissionais (neste caso cito diretamente o exemplo da Moda), para gerar dados e conhecimentos de uma dada realidade; Trabalho às vezes, empreendido sem compreensão do que se trata a disciplina, e o seu método.

O texto foi publicado em CARDOSO de OLIVEIRA, R.1988. Sobre o pensamento antropológico. RJ: Tempo Brasileiro.p13-25
Também é possível lê-lo neste site:
http://www.scribd.com/doc/28211218/Roberto-Cardoso-de-Oliveira-Tempo-e-tradicao


Nota biográfica.
Roberto Cardoso de Oliveira (1928 - 2006), antropológo brasileiro, nascido em São Paulo-SP.
Suas principais publicações são:
- “O Processo de Assimilação dos Terêna” Edição Museu Nacional, Série Livros I, Rio de Janeiro, 160 p.p., 1960.
“O Índio no Mundo dos Brancos: a Situação dos Tukúna do Alto Solimões” Difusão Européia do Livro, Coleção Corpo e Alma do Brasil, São Paulo, 143 p.p., 1964.
“Urbanização e Tribalismo” Zahar Editora, Rio de Janeiro, 237 p.p., 1968.
“A Sociologia do Brasil Indígena” Edições Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 149 p.p., 1972.
Edição Mexicana de “Urbanizacion y Tribalismo” Ediciones Especiales nº63 do Instituto Indigenista Interamericano, Mexico, 1972.
“Identidade, Etnia e Estrutura Social” Pioneira Editora, São Paulo, 118 p.p., 1978.
“Marcel Mauss” Editora Ática, São Paulo, 296 p.p., 1979.
“Enigmas e Soluções” Edições Tempo Brasileiro Ltda, 208 p.p., 1983.
“W. H. R. Rivers” (Org.) Editora Ática, São Paulo, 1985.
“Identidad y Etnicidad en America Latina” Nueva Imagm, Mexico, 1985.
“A crise do Indigenismo” Editora da Unicamp, Campinas, 96 p.p., 1988.
“Sobre o Pensamento Antropológico” Edições Tempo Brasileiro/CNPq, Rio de Janeiro, 201 p.p., 1988.
“A Antropologia de Rivers” Editora da Unicamp, Campinas, 1991
“Razão e Afetividade: O pensamento de L. Lévy-Bruhl” Editora da Unicamp, Campinas, 182 p.p. 1991.
“Estilos de Antropologia” com RUBEN, G. R. (Orgs.) Editora da Unicamp, Campinas. 213 p.p. 1995.
“Ensaios Antropológicos sobre Moral e Ética” Edições Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro. 188 p.p. 1996
“O Trabalho do Antropólogo” Paralelo 15 Editora, Brasilia. 220 p.p. 1998.
“Os Diários e suas Margens: Viagem aos Territórios Terêna e Tükúna”. Editora Universidade de Brasília, Brasília. 346 p.p. 2002.
Indicado para estudos sobre o papel do índio e o fazer entonológico; epistemologia da antropologia, e discussões acerca do 'fazer' antropológico.

24 de agosto de 2010

Convite à leitura. O homem no meio: o Designer

Neste ensaio Wright Mills, se preocupa em localizar o papel do designer americano, observando suas atividades e representações na lógica social, econômica e política.
A partir de 3 classificações:
- designer no aparelho cultural;
- o contexto econômico que o designer faz o seu trabalho;
- convida o leitor a analisar hipóteses que os norte-americanos estão em via de viver.

Este artigo compõe seu livro "Man in the middle: the designer. In: Horowitz, I,. org Power, politics and people: the collected essays of C. Wright Mills. New York. Oxford University Press, 1963. p. 374-86.
Em português encontrará na Coleção Grandes Cientistas Sociais. Wrigth Mills, Charles Editora Ática. Número 48.
10. O homem no meio: o Designe

Nota biográfica:
Charles Wright Mills (1916-1962), sociólogo americano, nascido no Texas - EUA.
Suas principais publicações são: A Imaginação Sociológica (1959), e A Elite e o Poder (1956).
Indicado para estudos de estruturas de poder e de classe nos EUA.

Quem produz tecidos tecnológicos?

Pesquisando a dinâmica dos tecidos tecnológicos no mercado, percebo que o uso desse material na produção das vestimentas aumentou. Entretanto, muitos produtores de moda, ainda tem dúvidas onde encontrar o tecido e quais empresas o fabricam.
Brevemente, apresento uma relação de empresas que produzem diversos tipos de tecidos tecnológicos, como a Diklatex, Santista Textil e a Karsten.

Neste primeiro post esta a Diklatex.
A Diklatex*, empresa brasileira, situada na região Sul do país, que desde 2001, que desenvolve tecidos tecnológicos destinados à prática esportiva.
Sua missão é prover tecidos industrializados com tecnologia aplicada para o mercado têxtil. Com a visão de ser a melhor empresa nacional em soluções inovadoras e tecnológicas no mercado têxtil.

A empresa produz 6 tipos de tecidos tecnológicos, são eles:
True Life Dry - tecido que proporciona rápida absorção e evaporação da umidade;
True Life Bio - tecido que prevene a formação de fungos, mofos e bactérias que se proliferam na umidade e no calor;
True Life UV - protege a pele dos raios UV;
True Life Silpure - protege do indesejável problema do odor no vestuário do atleta gerado pelo suor da constante transpiração;
XtremeFit Ceramic - o tecido em contato com a pele, ativa as funções celulares, melhorando significativamente o desempenho do atleta.

*http://www.diklatex.com.br

23 de agosto de 2010

Tecido tecnológicos, além do sportwear!

A Santista textil*, empresa brasileira, com fábricas espalhadas por todo território nacional. É velha conhecida na qualidade e inovação de seus produtos. Com uma linha exclusiva chamada Workfashion Santista Workwear - segmento caracterizado pela valorização da imagem corporativa. Seus tecidos reúnem a exigência de elegancia com conforto, funcionalidade e bem-estar.

Os tecidos que compõe a linha são:
> Antiestático o tecido inibe a geração de faíscas que podem causar incêndios ou explosões;
> Antimicrobial o tecido protege contra a proliferação de bactérias e fungos. Inibe a formação do odor por transpiração;
> Repelência a Água e Óleo, e à Agentes Químicos, o tecido aumenta a proteção ao usuário e a durabilidade da peça desenvolvida com ele;
> Anti-Mosquito o tecido protege o usuário contra agentes transmissores de doenças como dengue, malária, febre amarela, etc. A substância ativa do acabamento mantém os mosquitos afastados;
> Metal líquido o tratamento deste tecido repele o metal superaquecido não permitindo contato com o tecido por muito tempo. Inibe a ignição do fogo quando o tecido está em contato com metal incandescente;
> Retardante à Chama, este tecido inibe a propagação da chama. Ideal para utilização em ambientes de risco de incêndio, risco de arco elétrico e liberação de fagulhas ou labaredas.

*http://www.santistatextil.com.br

Acquablock ... Karsten.

A karsten*, é uma empresa familiar, sediada desde 1882 em Blumenau- SC/BR.
A empresa desenvolve o Acquablock, tecido impermeável indicado para o revestimento de estofados, cadeiras e almofadas. A empresa indica este material para feitura citada acima, entretanto, com o mesmo tecido pode ser feito bolsas, envelopes ou sacolas**.
Tem como missão oferecer moda atraente para ambientes e o bem estar das pessoas. Sua visão é ser referência mundial de qualidade e beleza, oferecendo produtos diferenciados através de uma equipe motivada e comprometida com a execelência de gestão.

*www.karsten.com.br

Tecidos tecnológicos e as marcas

Os chamados tecidos tecnológicos, desde que iniciei os estudos em 2008, começaram a ter melhor notoriedade e definições nas mídias...
Vejamos o materiais que estão no mercado ...

> Tecido Aqualight, um material que facilita os movimentos quando submersos na àgua.Pois o tecido retém àgua e areia, facilitando a secagem.
A Osklen* utiliza-o em muito de suas peças.
> O tecido Dry lite, facilita a evaporação rápida de suor, dando a sensação do corpo seco.
Tecido de Teflon, com resistência a líquidos e manchas, além de permitir a lavagem na máquina de lavar.
Material encontrado na marca VR**.
> Tecidos com aplicação de carbono nas fibras têxteis,reduzindo o acúmulo de energia eletrostática nas roupas.
Material encontrado na marca VR.
> Lã com tratamento antimicrobial, que inibe a proliferação de fungos e evita odores, alteração de cor e desbotamento.

*http://osklen.com
**www.vrmenswear.com.br/

22 de agosto de 2010

Costume Design - FIDM.

A terceira e útima foto da apresentação, é da loja dos estudantes da escola.


Fui visitar a exposição 5th Annual Outstanding Art of Television Costume Design, organizada pela Fidm* e que acontece na galeria da própria escola.
Infelizmente, não é permitido registrar nenhuma fotografia das peças expostas.
A exposição consistia em divulgar o figurino das séries da televisão que ganharam o Emmy**.
Além das peças dos seriados estavam expostas as peças do filme: Alice no país das maravilhas, Tim Burton, 2009.
Os seriados estão listado abaixo.

- Pushing Daisies
ABC/Warner Bros
Costumer designer: Robert Blackman
Costume Supervisor: Carol Kunz

- Bones
Fox
Costumer designer: Cynthia Summers
Costume Supervisor: Mary Matthews
http://www.fox.com/watch/bones/78156169001

- Big Love
HBO
Costumer designer: Chrisi Karvonides-Dushenko
Costume Supervisor: Debra A. Beebe
http://www.hbo.com/big-love/index.html

- True Blood
HBO
Costumer designer: Audry Fischer and J.R Hawbaker
Costume Supervisor: Debra A. Beebe
http://www.hbo.com/true-blood/index.html

- Treme
HBO
Costumer designer: Alonzo V. Wilson
Costume Supervisor: Ann Walters
http://www.hbo.com/treme/index.html

- The Good Wife
CBS
Costumer designer: Daniel Lawson
Costume Assistent: Jennifer Rogien Faletti and Daniele Hollywood
http://www.cbs.com/primetime/the_good_wife/

- Georgia O'Keeffe
Lifetime
Costumer designer: Michel P. Dennison and Michael Crow
Costume Supervisor: Frances Vega
http://www.mylifetime.com/movies/georgia-okeeffe

- Mad Men
AMC
Costumer designer: Janie Bryant
Costume Supervisor: Le Dawson
http://www.amctv.com/originals/madmen/

- Justified
FOX
Costumer designer: Ane Crabtree
Costume Supervisor: Michael A. Russel
http://www.fxnetworks.com/shows/originals/justified/

- Gleen
Fox
Costumer designer: Lou A. Eyrich
Costume Supervisor: Marisa Aboitiz

- Amish GraceMad Men
Lifetime
Costumer designer: Van Broughton Ramsey
Costume Supervisor: Betsey Potter
http://www.daemonstv.com/2010/03/27/amish-grace-on-lifetime-movie-network-starring-kimberly-williams-paisley/

- The Tudors
Showtime
Costumer designer: Jon Bergin
Costume Supervisor: Susan Cave
http://www.sho.com/site/tudors/home.do

- Return to Cranford
PBS
Costumer designer: Jenny Beavan and Charlotte Law
Costume Supervisor: Alison Beard


*http://fidm.edu
**http://www.emmys.tv/

20 de agosto de 2010

I Seminário Nacional de Moda

O Ministério da Cultura publicou ontem dia 19.08* que acontecerá em Salvador entre os dias 26 e 28 de setembro**, o I Seminário Nacional de Moda. O Seminário tem como objetivo discutir as políticas setoriais do Ministério da Cultura para o setor da Moda; Elegerão representantes para a formação de um Colegiado de Moda, conforme dispõe o regimento interno do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).
O evento é organizado pelas Secretarias Executiva de Políticas Culturais e pelo CNPC.
E as inscrições devem ser feitas no:
http://culturadigital.br/setorialmoda/


*http://www.cultura.gov.br/site/2010/08/19/seminario-nacional-de-moda-2/
**A primeira data (16 e 18 de setembro) foi alterada por problemas técnicos na organização.