Atualizações por RSS e Email

4 de outubro de 2010

Chapéu

Chapéu

A palavra chapéu vem do latim - Cappellum, e segundo o dicionário Houaiss, chapéu é uma peça que veste a cabeça. A definição francesa diz que chapaeu pode ser compreendido também para gorros, boinas e até turbantes.

Esta peça que veste a cabeça, é historicamente notada sobre os corpos desde a Mesopotâmia (VI milênio a.C), os que portavam eram consierados dignos de respeito. Na Antiga Roma meados em 1.000 a.C., os escravos foram proibidos de usar chapéus, assim, quando libertos adotaram uma peça para a cabeça, semelhante ao barrete que é um boné em forma de cone, com a ponta caída para algum lado - que simbolizava a Liberdade. A inspiração deste modelo, foi usado durante a Revolução Francesa (final do século 18), recebendo o nome de bonnet rouge.

O interessante é perceber que este acessório que por vezes parece simples ou êfemero, é marcado como uma peça que denota hierarquia e função, condição social e local de origem.

Hoje, a atualização desta peça podemos encontrá-la em diversas situações, ou seja, para a proteção de um trabalhador, ou em momentos de pompa e glamour. Sem dizer que, cada sociedade adotou a peça dando usos e formatos diferentes... Nos recordemos dos modelos para o sol feitos de palha, como estilizaram os mexicanos, que tem seus sombreiros; Ou nos modelos para o frio, peça caracteristica para o inverno extremo norte da Europa, que usam os lapões, feitos de lã ou pêlo. Ou para composição de um estilo romântico, agora em tempos de primavera, nos faz lembrar de seu uso com flores e delicadeza.

E lembrem-se: Chapeleiro é aquele que confecciona o chapéu. A chapelaria é o local onde este é feito e/ou vendido. A chapeleira é a caixa onde é guardado. A chapelada é o hábito de saudar alguém tirando o chapéu. Ufa. É quase um trava-língua!

Materia originalmente publicada na minha coluna na Revista Roteiro da Moda.