Atualizações por RSS e Email

7 de maio de 2010

A história da máquina de costura.


Aqui em Los Angeles, estudo no LA College Valley*, dentre os cursos que faço, há um sobre história dos EUA ...

Hoje em especial o tema foi a Revolução Industrial, sua primeira fase, segudo alguns livros de história inicou-se em 1760 até 1860. A narrativa contada em sala de aula, fez parecer que unicamente quem proporciou a Revolução Industrial, foram os americanos. De modo geral, sabemos que não. Pois, é de conhecimento comum, e isso aprendemos na escola elementar, que a Revolução compõe parte do processo de transformação que as sociedades passaram, e está intrisicamente ligada ao Século das Luzes (França - 1789).


Um dos maquinários que a 'história americana' carrega como orgulho, como fruto da Revolução, é a patente da máquina de costura. Seu marco consiste na sofisticação da técnica na produção dos tecidos, que até então, eram produzidos artesanalmente (manufatura);

A ampliação da técnica impulsiona e agiliza a produtividade dos tecidos em larga escala. Consequentemente, a indústria têxtil se desenvolve...

A máquina de costura

Localizei no site da Singer "A nenhuma pessoa isolada poderá, de pleno direito, ser dado o crédito total pela invenção da máquina de costura." Em seguida, uma lista com nomes de 11 de pessoas que tentaram construir uma máquina de costura. Mas foi Isaac Merrit Singer (1811-1875), que reuniu todas as ideias, incrementou outras e fez nascer a máquina de costura, como conhecemos hoje.

Num certo exagero, a máquina de costura proporcionou impacto social, tanto na agilidade da fabricação de roupas em larga escala, como na criação de um mercado para a moda. A partir deste momento, indivíduos de diferentes classes sociais podem adquirir mais roupas, o contrário do que era permitido pelo Prêt-a- Porter.


Referência

  • www.lavc.edu/
  • http://www.singer.com.br/institucional/historia/invencao_maquina_costura.asp
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Singer
  • Foto: www.educacion.es/mnct/img/1993-004-0005.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário