Atualizações por RSS e Email

3 de junho de 2010

Levi's ou C. Levi-Strauss ?


Durante a faculdade de ciências sociais, ouvia piadas como: será que o dono da Levi's Strauss, do 'the blue jeans', é o Levi Strauss, o antropólogo?
Certa vez, quando estava pra lançar a minha coleção de acessórios feitos em materiais tecnológicos, conversei com um arquiteto e contei um pouco da minha trajetória. Ele tentou traçar uma comparação do meu feito à do Levi Strauss antropólogo, francês. Segundo o arquiteto, Levi Strauss, havia desenhando as calças que auxiliaria na produção de minerio. Nascendo então à marca Levi's Strauss.
Guardei a informação, já que nunca tinha ouvido tal anedota. Bom, estes dias pesquisando sobre história de algumas marcas, fui conferir a da "Levi's".
Percebam a confusão!

Foi então, que encontrei a história da Levi's store. Marca familiar, sociedade entre irmãos, com vendas iniciadas no final do século XVIII. A Levi's, da calça 501, concebeu uma peça para garimpeiros, feita de lona de barraca, costurada com rebites de cobre. Isso aconteceu durante a fase da exploração do ouro, aqui na California, no idos de 1860. Entretanto, os materiais que compunham esta nova peça foram considerados quente demais. Afinal, aqui o clima é desértico. Anos depois, para resolução do problema, nasceu em 1890, a calça jeans!
Mas e aí? Qual relação entre a Levi's 501, com o C. Levis Strauss, antropólogo? Nenhuma!
O Claude Levi Strauss (1902- 2009), antropologo francês, professor honorário de Collège de France, e membro da Academia Francesa. Nem estava nascido quando isso aconteceu.
Bom, os ruídos de uma história, acabou compondo uma lenda!
O engraçado é que os nomes são homônimos, e as contribuições socias que forneceram, são completamente diferentes.
Referência
www.academie-francaise.fr
www.ideafinder.com
http://inventors.about.com/od/sstartinventors/a/Levi_Strauss.htm
www.levistrauss.com
Fotos
www.levistrauss.com
www.oggiscienza.wordpress.com

2 comentários:

  1. Eu conheci a Mi,no Senac ela foi uma das minhas melhores professoras e sem falar que além de aluno e professor fizemos amizade,temos muitas coisas em comum..e Ler as historias dela aqui postadas é de fato poder ficar um pouco mais perto da quela q deixou tantas saudades.

    ResponderExcluir
  2. Leo, obrigada, pelo carinho. Apareça sempre por aqui. Abraços. Mi

    ResponderExcluir