Atualizações por RSS e Email

2 de junho de 2010

Distinção no contexto da Moda

A partir de hoje, passo a escrever textos e análises na revista on-line Roteiro da Moda, confira o texto de abertura: 'Distinção no contexto da Moda'. Originalmente publicado em http://roteirodamoda.com/beta/?p=5792
A moda é feita por objetos de distinção, ou seja, vestidos, saias, camisas, camisetas, calças ou acessórios como sapatos, bolsas, colares entre outros. Sua organização é influenciada por nossos valores culturais. E nós portamos roupas cotidianamente, fazendo com que diversos objetos de distinção social, estejam em nossos corpos.
Por exemplo, uma bolsa, será notada por sua cor, seu formato e/ou textura. O corte de uma camisa, será avaliado desde o tecido escolhido, ao botão. O cabelo também. Hoje em dia até os esmaltes auxiliam na classificação. Pense nas pessoas que usam francesinha, cores claras ou pink com preto! O look, como um todo, será composto por detalhes que nos diferencia e distancia deste ou daquele indivíduo, ou nos aproxima.
Assim, os detalhes das vestimentas auxiliam bastante na construção diferenciada de estilos e de seus grupos, os quais possibilitam classificar e categorizar ‘cada um com seu cada qual’.
Notando que distinção é tudo aquilo que se pode ser avaliado e conferido como diferente (do) e (no) outro.
Temos que ter a consciência que a roupa, seja na sua qualidade, na composição ou no estilo, deve ser observada como objeto de classificação social, que resulta em avaliações e posicionamentos em diferentes espaços.
Deste modo, análises sociais, antropológicas, economicas e políticas cabem e devem ser feitas ao ambiente de moda. Pois, por meio deste olhares, é tangível acessar possíveis questões de como os grupos se organizam.
Como exemplo temos a coleção Outono/Inverno 2010, de Alexandre Macqueen, exposta em sua loja aqui em Los Angeles. Ela atrae gostos e estilos bem diferenciados.

Acesse Alexander Mcqueen
8379 Melrose Avenue, Los Angeles(323) 782-4983

Nenhum comentário:

Postar um comentário