Atualizações por RSS e Email

23 de maio de 2010

Seda.


A noite passada, li o livro Seda, de Alessandro Baricco, publicação do ano de 2007. Autor contemporâneo italiano, nascido em Turim - IT.
Um livro único. Lírico. A narrativa surpreende, por sua simplicidade, as frases e os acontecimentos perpassam aos olhos... como o toque da seda.
A trama se dá em meados do século XIII.
O livro apresenta um período histórico importante, no que tange a fabricação de seda, no norte da França. O autor se preocupa em demonstrar como estavam organizadas as relações comerciais, no momento em que o bicho da seda não se reproduz.
O personagem principal Hervé Joncour, percorre 3 meses pra conseguir os ovos do bicho da seda, no Japão, por meio de um contrabadista. O interessante é que além de uma breve narrativa histórica, o autor transmite um toque de romantismo e calma.
A leitura é significativa pra entender as relações construídas e mediadas por intersecções culturais. Já que Hervé Joncour, caminha por mundos diferentes.
Depois de ler o livro fui pesquisar se os personagens citados, eram condizentes aos fatos. Pois conta que em 1867, aparece no vilarejo um jovem pesquisado chamado Louis Pasteur (1822-1895), que esta sob uma missão governamental: descobrir quais os males que prejudicam a produção das larvas do bicho da seda. Que por sua vez, geravam muitos prejuízos aos fabricantes franceses. Este é o primeiro experimento de Louis Pasteur, no qual concluí a ausência de assepsia nos procedimentos fábris.
Seu assistente Louis-Marie-Hilaire Bernigand, popularmente conhecido na França como conde de Chardonnet de Grange(1839 - 1924)**, em 1884 patenteia a primeira versão da seda artificial.
O livro é interessate pra qualquer público, mas certamente, os estudantes de moda, deveriam lê-lo! Sua narrativa é leve, uma leitura rápida com dados históricos relevantes que demonstra as difuculdades e resoluções daquele momento para a matéria-prima mais importante da vestimenta: o tecido.
Referências
http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_31/EraUmaVez.html
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/HilairBe.html
http://www.portaldalusofonia.com.br/emdestaquebrportjap.html
Foto
http://criacaodeanimais.blogspot.com/2009/03/criacao-do-bicho-da-seda.html
www.jrj.com.br/pt/seda_EcoRustico.asp

Há tempos que o Marcus Maestri deixou este livro pra eu ler. Li e gostei. Valeu Má.

Nenhum comentário:

Postar um comentário