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15 de novembro de 2010

Luxo, popular e países emergentes.

Uma matéria publicada na Folha de São Paulo* ressalta que o mercado de luxo cresce e crescerá nos próximos anos na China, Índia e no Brasil. E no caso brasileiro, há problemas relacionados aos impostos, já que a tributação encarece os produtos, e pegar um avião até NY é mais fácil. 
Talvez, não só no ponto de vista do encarecimento do produto, mas da origem do produto, buscá-lo em NY agrega mais valor, do que comprá-lo na Oscar Freire ou em Brasília. Ou não. O mercado pode crescer e desenvolver novos relacionamentos em termos de marca, produto e consumidores.  
Contudo, isso é para o mercado de luxo, e para as marcas populares?

Pensei numa situação recente que simulei, comprar uma calça jeans da GAP e verificar o valor de entrega aqui em Los Angeles, e o valor da entrega para o Brasil. Vejamos a conta:

Merchandise $59.50
3-5 business days $7.00
Estimated tax Actual tax will be calculated $6.48
Total $72.98
Ou para entrega no Brasil.
Merchandise $108.10
3-5 business days $114.20
Duty & VAT $81.40
Total $303.70


A peça saí do seu país de origem, local onde certa parcela do mercado pode consumi-la ; E chega no país emergente, com um valor bem diferenciado e com restrições do mercado consumidor; respeitanto gosto, renda e estilos de vida. 

Os produtos da Victoria Secrets, aqui nos EUA custam 6 por $30; No Brasil, cada produto é vendido em torno de $ 40 reais. A margem de lucro parece interessante. A marca tem 1 loja dentro do aeroporto de internacional de Guarulhos. Mas já pensa em aumentar a rede. 

Bom, as marcas populares já apostam. Talvez, para o mercado de luxo, os países periféricos [emergentes] é o fermento do bolo para o crescimento de suas marcas.



*(14/11/2010 - 12h01)
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/830480-mercado-de-luxo-cresce-com-emergentes.shtml

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