Atualizações por RSS e Email

6 de junho de 2011

7º Colóquio de Moda




Acontecerá na próxima primavera, em Maringá – PR, entre os dias 11 e 14 de setembro, o 7º Colóquio de Moda. Seu objetivo é promover o questionamento, reflexão e a integração das várias formas de se pensar e de se fazer Moda. O evento é dedicado aos pesquisadores, acadêmicos e profissionais de Moda; E às demais áreas que parecem ter seus alicerces teóricos embasados em outros campos, mas dependendo do seu campo de produção, manifestam grande interlocução com a Moda. Como é o caso da Administração, Arquitetura ou Antropologia, Jornalismo, Marketing, História e tantas outras áreas afins.

Considerado o principal evento científico de moda no Brasil, o Colóquio é organizado por Kathia Castilho (Universidade Anhembi Morumbi- São Paulo), Maria de Fátima Mattos (Centro Universitário Moura Lacerda Ribeirão Preto- SP), Maria Cláudia Bonadio (Centro Universitário Senac - São Paulo) e Doroteia Baduy Pires (Universidade Estadual de Londrina – Paraná). Um breve histórico desta iniciativa, que existe há quase 10 anos, pode ser narrada pela professora Maria de Fátima Mattos*:

Sempre gostei de organização de eventos na área nos cursos em que trabalhei. Na moda, fruto do reconhecimento do curso em Ribeirão Preto e das dificuldades que tive para copilar bibliografia na área, abastecer a biblioteca com publicações nacionais, etc… Percebi uma lacuna que merecia ser considerada nos meios acadêmicos. O sentido do Colóquio era porque o tom que eu pretendia era, realmente, coloquial e não científico (ainda não sabia se isso era possível na moda…), uma ‘conversa’ entre pessoas que efetivamente contribuíam com a literatura da área, escrevendo, refletindo, criando teorias… Nesse encontro, a Virginia já veio para Ribeirão Preto como candidata a continuar o evento em Salvador, pois – com a mesma vontade, entusiasmo e visão -
acreditava que isto deveria prosseguir. As pessoas que a Kathia convidou como palestrantes/ participantes de mesa tornaram-se testemunhos da criação de um evento. Foram estas pessoas que constituímos como conselho fundador.


O edital de chamada de trabalhos estará aberto até 30.05.2011, é possível submeter apresentações para os Grupos de trabalhos – que são divididos por temas, Comunicação Oral e Pôster. Fique atento para a titulação exigida em cada um. E, caso não deseje propor apresentações, pode impulsionar esta experiência acadêmica como ouvinte. Há também a possibilidade de participação por
meio dos minicursos. Todas estas informações podem ser conferidas no 7º Colóquio de Moda.


______________________________________________
* Conforme entrevista concedida ao grupo Idéias com Acento.
_______________________________________________________________

Michelle Medrado é antropóloga formada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, e tem pós-graduação pela Faculdade Santa Marcelina. Lecionou no Senac São Paulo de 2005 a 2009. Hoje mora em Los Angeles e atualmente está estudando na UCLA no curso “The Business of Creativity. Tem uma grife, que leva o seu nome, de acessórios feitos em tecidos tecnológicos.

Matéria originalmente publicada na minha coluna "Acadêmico" na Capricornia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário