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18 de abril de 2012

Um exercício: A Construção de um pensamento Sócio-Antropológico aplicado ao cotidiano da Moda

Este é o curso que vou ministrar no 8º Colóquio de Moda - 17 a 20 de setembro de 2012 - Rio de Janeiro


Público-alvo:
Profissionais e pesquisadores de moda nos campos da Administração, Artes Plásticas, Arquitetura, Comunicação, Design, Figurino, Marketing e áreas afins.
Objetivo: A proposta deste mini-curso consiste em trazer para o campo da moda - o pensamento Sócio- Antropólogico. Ressaltando sua importância na vida social e na construção e definição dos componentes culturais, tais como o vestuário e a moda. As ciências sociais quando pensam em moda, sua preocupação consiste em analisá-la como fenômeno social verificando seu desdobramento e circulação por meio da identidade sócio-cultural dos vários grupos sociais presentes em determinado tempo e lugar.
Ao falarmos de Moda, nos referimos à peças que os indivíduos portam sobre seu corpo, refletindo em símbolos e representações. Imprimindo expressões de um valor social construído do grupo pelo qual participa, valor este arquitetado na produção cultural e política que organiza estes corpos. Sem esquecer, que a moda ocupa um lugar central em nossas vidas porque nos permite definir nossa identidade social

Metodologia: Trabalho em grupo, em formato workshop para ser exposto a realidade vivenciada no cotidiano desses profissionais/pesquisadores no campo da moda.
Bibliografia
BRAGA, João. História da Moda no Brasil: Das influências às auto referência. São Paulo: Disal, 2011.
CARVALHO, Flávio de. A Moda e o Novo Homem. 2. ed. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2010.
CRANE, Diane (2000). Moda e as suas agendas sociais: classe, gênero e identidade na roupa. University of Chicago Press.
FREYRE, Gilberto. Modos de homem & Modos de mulher. 2. ed. São Paulo: Global, 2009.
GODART, Fréderic. Sociologia da Moda. São Paulo: Senac, 2010.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito Antropológico. 12. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1999.
LAVER, James. A roupa e a Moda: Uma história concisa. São Paulo: Companhia Das Letras, 2010.
MAUSS, Marcel. As Técnicas do Corpo. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
MARTINS, Carlos B. O que é Sociologia. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. (Coleção Primeiros Passos).
ORTIZ, Renato. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, Renato. A Sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho Dágua, 2005.
SIMMEL, Georg. Filosofia da Moda: E outros escritos. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2008.
SOUZA, Gilda de Mello e. O Espiríto das Roupas: A Moda no Século Dezenove. 6. ed. São Paulo: Companhia Das Letras, 2009.


Ministrante: Mi Medrado - pesquisadora no programa de Ph.d da Universidade da Califórnia - Los Angeles.
Carga horária: 6 horas

http://coloquiomoda.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=341&Itemid=238
R$ 40, 00 reais.

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