Atualizações por RSS e Email

10 de novembro de 2010

O significado que cada objeto carrega - papoula de papel


O atrito diplomático entre Pequim e Londres por conta da papoula de papel, que aconteceu nesta quarta-feira (10.11.10), é emblemático para reforçar como cada nação atribui diferentes significados para um mesmo objeto. E como a vestimenta anuncia e demarca territórios. Neste caso, gerou conflitos que a diplomacia [política] não engoliu.

Para os chineses a flor da popula é um símbolo de derrota, pois significa as perdas sofridas nas guerras pelo ópio, cuja disputa era de exploração comercial da China sofrida pela Grã-Bretanha (1839–1842 e 1856–1860).
Entretanto, como a Grã-Bretanha foi vencedora, ela homenageia os soldados mortos pela pátria nessas guerras, com a flor da papoula. A homenagem é anual e inicia no final de outubro e deve ser portada até o dia 11 de novembro.

O primeiro-ministro britânico, não atendeu ao pedido oficial de Pequim. Entretanto, eles não deixaram de se reunir, mas o decoro foi quebrado, e isso algum dia será recordado e justificado em embates diplomaticos-políticos-econômicos. A Grã-Bretanha não é mais potencia mundial e a China se desenvolve.

2 comentários:

  1. Muito interessante... parabens.... vc. é demais!!!!! bjs. Teresa

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, TEresa. Sempre lendo minhas notas de pensamento :)

    ResponderExcluir