Atualizações por RSS e Email

30 de setembro de 2010

Agora a Moda deve ser considerada como cultura.

Aconteceu entre os dias 26 e 28 em Salvador na Bahia, o I Seminário de Cultura da Moda, que teve por objetivo traçar diretrizes para o primeiro Plano Cultural para o setor.

O processo da moda receber o crivo de cultura, iniciou o trâmite na gestão do ministro Gilberto Gil, e se consolidou, agora na atual gestão do ministro Juca Ferreira. Esta confirmação aconteceu na 2ª Conferência Nacional de Cultura, em março de 2010, quando foram colocadas propostas para identificar a moda como expressão da cultura e com potencial de revelar a identidade nacional, justificando sua entrada na pauta das diretrizes culturais do pais.

Neste I Seminário de Cultura da Moda, foram eleitos 150 representantes da cadeia produtiva, entre eles Paulo Borges, Alexandre Herchcovitch e Walter Rodrigues, pesquisadores e professores como João Braga, além de outros profissionais do setor. Umas das pautas do seminário foi organizar um Colegiado setorial de moda que tem por finalidade propor formulações de políticas públicas.

Novidades devem acontecer neste âmbito. Vamos aguardar o que vem por aí, afinal, isso é uma postura inovadora para os profissionais do setor e para a sociedade civil.

Se algum dia falava-se que moda era futilidade ou coisa de mulher, isso deve ser repensando. Agora podemos falar que a moda está no conjunto da cidadania… E cidadãos comuns, com estilos mais diversos, podem perceber ou dizer que as vestimentas dão e são identidade social e que por ela construímos história, valores e significados.

Sei que os pesquisadores de longa data sempre disseram isso, mas houve a necessidade do estatuto do Estado, para que isso acontecesse. Espero que a sociedade colha bons frutos desta iniciativa.

Materia originalmente publicada na minha coluna na Revista Roteiro da Moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário