Atualizações por RSS e Email

1 de setembro de 2010

Convite à leitura: A Etiqueta em Cruz das Almas.

Convite à leitura: A Etiqueta em Cruz das Almas*.
Este artigo traz à luz traços do cotidiano do interior bahiano da final da década de 40. O autor empreendeu uma pesquisa acerca das prescrições cotidianas, ou seja, aquilo que chamamos de Etiqueta, e na realidade são maneiras indicadas para um bom relacionamento em uma comunidade. E na ausência do cumprimento, isso pode gerar algumas implicações de desconfortos sociais e de tratamento no grupo.
Ele dividiu o modo tratamento como:
- Demonstrções de chamamentos denotam posição social e distinção na relacões quando usa-se o Senhor, Você, e Mecê;ou ocasiões de pedir à benção ou dar abraços;
- Forma ritual de beber água ardente entre amigos e no botequim;
- Momentos que o descumprimento das regras pode gerar violência;
- Protestos ao presentear;
- Tomar o cafêzinho quando se é o anfitrião, ou a visita;
- E o ato de fazer compras nas vendas locais.

Este texto é muito interessante, pois com ele, é possível percebermos atos da nossa forma cotidiana de agir, frente as situações citadas acima, que são de forma reproduzidas, sem muito questionamento e devem ser realizadas de uma maneira singular, por todos nas mais diversas situações, porque senão, haverá reprovação da conduta no grupo social em questão.

Nota biográfica.
Donald Pierson, sociólogo americano, participou da missão das primeiras pesquisas da Escola de Sociologia e Política na metodologia americana, iniciada no final dos anos 30 até o final dos 40.

* Capa da publicação original. Livro Cruz das Almas: A Brazillian Village, capítulo "Etiquette". p. 33-43. Washington: Smithsonian Institution, 1951.

Nenhum comentário:

Postar um comentário