Materia originalmente publicada na minha coluna na Revista Roteiro da Moda.
Inverno brasileiro! E às vezes a cidade paulistana*, velha conhecida como terra da garoa, nos faz sentir o orvalho, popularmente conhecido como sereno, durante a noite ou nas primeiras horas da manhã. E assim, precisamos proteger nossos corpos com muito estilo, e do que precisamos? De um trench coat! Claro, é algo que não pode faltar...
Como tudo nessa vida, um dia foi pensando e construído por alguém, vale a indagação ... Quem fez as primeiras versões dessa peça?
Tendo como principal objetivo proteger do frio e da chuva. O nome que a peça recebeu já enunciava sua função; Trench: palavra de origem inglesa quer dizer trincheira e coat: casaco... Com a junção dessas palavras já compreendemos a sua existência: nasceu para nos proteger da forte trincheira do frio!
A concepção do primeiro trench coat, revindica referência de nascimento por duas marcas, que apareceram com o feito nos idos do século XIX, pela Aquascutum por volta de 1850, e pela Burberry 1880.
A Burberry ganhou notoriedade e memória, porque o britânico Thomas Burberry, também invetor do tecido gabardine, encaminhou seu projeto de trench coat ao Exército do Reino Unido, em 1901. Na I Guerra Mundial britânicos e os franceses utilizaram a peça, na composição dos seus uniformes.
Entre os períodos de guerras o trench coat chegou aos figurinos hollywoodianos, atores passaram a usá-las ao encenarem papéis de gangters ou personagens tidos como 'durões'. Tornando- se popularmente conhecido nas décadas de 30 e 40.
Na Segunda Guerra Mundial, o trench coat, retorna mais sofisticado, foram acrescentados dragonas e anéis de metal, e faz parte dos uniformes das forças armadas do Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha nazista à União Soviética. Entretanto, aos poucos foi sendo substítuido por casacos curtos, pois facilitava a mobilidade nos campos de guerra.
Ao término da II Guerra Mundial, muitos aderiram o uso da peça. Aos poucos foi se tornando um artigo de vestimenta civil. O movimento punk também demarcou o uso do trench coat ao longo da década de 70.
Hoje independente de exercíto, movimento punk, ele chega aos nossos armários com muito estilo e proteção ao nosso cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário