Atualizações por RSS e Email

4 de setembro de 2010

Convite à leitura: Macedo, Alencar, Machado e as roupas*.

Este artigo escrito pela Gilda de Mello e Souza, observa por meio das obras dos romancistas brasileiros,da segunda metade do século XIX - Joaquim Manoel de Macedo, José de Alencar e Machado de Assis a forma que descreveram a vestimenta de seus personagens, em suas respectivas obras.
A leitura se faz relevante na medida que cada autor revela de maneira expressiva a importância que a vestimentas apresentam nas relações sociais.
Em breve resumo aqui, J.M. de Macedo no livro Rosa, no segundo capítulo chama atenção da personagem que para ser suficiente casadoura deveria porta-se vestimentas que revelam que o seu alto custo.
O enfoque de J. de Alencar é demonstrar que as roupas femininas compartilham das funções protocalares cotidianas,ou seja, ela constroem um 'termpo urbano'.
Entretanto, Machado de Assim observa a vestimenta masculina. Vale destacar esta passagem: 'Cada criatura humana não conta om uma alma apenas, mas com duas: "Uma que olha de dentro para fora e outra que olhapara dentro" e constitui a alma exterior. As duas almas, igualmente necessárias, completam o homem; mas é a exterior que estabelece a relação do indíviduo com o mundo, os valores, a opinião e, de certo modo, institui a identidade. (...) ".

Nota biográfica
Gilda de Mello e Souza, (1919-2005), filósofa.
Autora dos livros:
- O tupi e o alaúde: uma interpretação de Macunaíma.
- Mário de Andrade, obra escogida.
- Exercícios de leitura.
- Os melhores poemas de Mário de Andrade (seleção e apresentação).
- O espírito das roupas: a moda no século XIX.
- A ideia e o figurado.

Indicado para estudos em moda, literatura e sociedade.
* Macedo, Alencar, Machado e as roupas.Revista Novos Estudos CEBRAP. Março, 1995.p. 96-110

Nenhum comentário:

Postar um comentário