Atualizações por RSS e Email

9 de setembro de 2010

Institucionalização da moda como cultura?

A minha expectativa da Moda ser institucionalizada como representação cultural é grande. Deste modo, fui pesquisar o o que já havia sido publicado sobre o tema na Internet. E percebi que não houve grande alarde, somente alguns blogs do segmento colocaram a questão em pauta, entretanto, impulsionados pela realização do Seminário Nacional de Moda, em Salvador - BA, e não pelo seu conteúdo e debate, pois não vi comentários ou parecer politizado desse momento histórico.
O Ministério da Cultura, publicou em 2008, 1 texto justificando seu posicionamento e validação sobre esse processo de consideração da moda como linguagem artística.
Segundo um dos proponentes desse projeto, Paulo Borges, a conversa iniciou na gestão do Gilberto Gil, e está via de ser consolidada, nos últimos meses da gestão de Juca Ferreira.

Vejamos o texto do MinC*.
Estimular a produção de design, moda e vestuário como meios de expressão da diversidade e dinamização estratégica da economia.
O Brasil ocupa posição de relativo destaque no mercado global da moda e abriga um dos dez maiores parques têxteis do mundo. Após recuperar-se da crise provocada pelo choque da abertura de mercado nos anos 90, formou uma indústria de vestuário com 30 mil empresas, responsável pela criação de mais de um milhão de postos de trabalho.
A moda é parte integrante e representativa da diversidade e um relevante segmento a ser tratado pelas políticas públicas, como expressão das mudanças culturais periódicas nos estilos de vestimenta e nos demais detalhes da ornamentação pessoal. Deve ser entendida como o diálogo entre valores culturais locais, nacionais e internacionais e pela importância econômica de vários dos seus segmentos.
Os desafios colocados para a formulação da política nacional de cultura são: promover o diálogo pleno entre a moda e as demais linguagens artísticas e expressões; preservar a memória da moda nacional; apoiar e promover a pesquisa e a formação profissional; e fomentar sua produção.

Reprodução na íntegra e retirado do site:
http://www.cultura.gov.br/site/pnc/diagnosticos-e-desafios/manifestacoes-culturais/moda/
Materia publicada em 16 de maio de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário