Atualizações por RSS e Email

27 de setembro de 2010

Agora a MODA também é cultura!

Começou ontem dia 26 de setembro, em Salvador - BA, o I Seminário de Cultura da Moda, 150 representantes da cadeia produtiva de moda, estão reunidos para traçar diretrizes para o primeiro Plano Cultural para o setor.
Além de discutir o Plano Nacional elegerão 15 representantes que irão compor o Colegiado setorial de moda, dentro do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). O órgão colegiado integrante do Ministério da Cultura, tem como finalidade propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate nos diferentes níveis de governo e sociedade civil, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais em âmbito nacional.

O Ministério da Cultura* diz:
A moda passa a ser compreendida definitivamente como uma linguagem artística, assim como a música, o teatro, o cinema, com potencial de revelar a identidade do país.
Na prática, uma política cultural para a moda irá valorizar a criação, a inovação e a experimentação, fazendo com que os valores culturais do país sejam agregados a produtos de uma economia da cultura sofisticada e internacional como essa. Outro pilar fundamental é o da memória: a política deve valorizar e registrar as criações e os fazeres do setor como patrimônio cultural.
Ao ser compreendida como linguagem artística, a moda passa a ser alvo de financiamento público no âmbito do Ministério da Cultura.
www.cultura.gov.br/site/2010/09/24/i-seminario-cultural-da-moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário